Mineração Responsável
Prezamos pela Mineração Responsável e Consciente
A RTB preza muito pela mineração responsável e consciente. Como empresa de mineração, acreditamos ser nosso dever educar e elucidar a população com relação ao uso consciente dos minerais e como a mineração interage com a sociedade. Muitas vezes, por desconhecimento, muitos se posicionam contra a mineração, sem se dar conta dos benefícios em forma de fornecimento de materiais imprescindíveis para a sociedade, de geração de empregos e de impostos, esquecendo de levar em conta que a intervenção no meio ambiente muitas vezes é insignificante e que medidas compensatórias inclusive aumentam a biodiversidade no entorno do projeto sendo a mineração uma fiscal do meio ambiente e mais uma barreira contra desmatamentos ilegais, por exemplo.
Em uma área tão pequena (se o Brasil fosse um campo de futebol, todas as áreas impactadas pela mineração seria menor do que o corner do escanteio – 0,5% do território nacional*) o setor consegue literalmente extrair muita riqueza. A ocupação física da mineração é mínima se olhada no aspecto macro, e só não consegue ver isso quem não tem noção do tamanho do espaço ocupado pelo território nacional, da extensão das florestas, unidades de conservação, da extensão das terras indígenas, e da extensão dos parques estaduais e municipais. Mesmo assim, com tantas restrições locacionais, e devido a característica imóvel das jazidas, o setor consegue criar muita riqueza e valor para toda a sociedade.
Importante ressaltar que a mineração é imprescindível para o desenvolvimento social. A argila para fazer o tijolo, o cimento para o concreto, os metais nos computadores e celulares, o vidro de uma janela… em todos os casos, existem várias operações de mineração para suprir essa demanda.
A RTB também atua, inclusive judicialmente, para que a legislação ambiental seja pontualmente revista para dar agilidade e mais credibilidade ao setor e que a Lei e o Código de Mineração sejam respeitados. Órgão ambiental, por exemplo, exigir para um licenciamento prévio anuência de proprietário do solo, ignora o fato de que os bens minerais, no subsolo, são propriedades da União e os órgãos ambientais precisam respeitar esta distinção.
É importante a sociedade reconhecer que existe muita diferença entre uma mineradora formal, com responsáveis técnicos e transparência com projetos apresentados perante órgãos governamentais, e operações ilegais de extração, usurpadores de bens da União. O apoio da sociedade, que deve exigir licenças ambientais até dos fornecedores de areia local, é imprescindível para o desenvolvimento sustentável.
A RTB também apoia iniciativas que visam educar principalmente as gerações mais novas sobre a importância da mineração na sociedade.
* Portal da Mineração: Economia Mineral do Brasil: 2018.